Olá Pessoal!

Bom, neste post vamos falar um pouco mais sobre a tecnologia 900mhz , não irei entrar em detalhamento técnico profundo, quero apenas indicar algumas opções pra quem tem dúvida de que equipamento utilizar pra implementar um ponto a ponto Homologado e com alta qualidade de transmissão / recepção de sinal sem linha de visada.

Então vamos primeiro entender uma coisa simples:

Por que utilizar tecnologia wi-fi 900mhz?

Simples, onde não há linha de visada entre os pontos A e B ou Multipontos, deve-se utilizar esta frequência de 900mhz devido à sua alta capacidade de transpor obstáculos que outras frequências não conseguem. Como exemplo básico e rápido vamos citar um morro entre dois pontos A e B.

Distância total entre os pontos A e B: 20KM

Ponto A :

Elevação do terreno: 49 metros
Torre: 25 metros

Morro no meio do caminho >>>> 120 metros elevação

Ponto B:

Elevação do terreno: 12 metros
Torre: 25m

Equipamentos utilizados:

2 routerboards RB 433 AH;
2 rádios ubiquiti SR9 900mhz;
2 pigtails p/ sr9;
2 cabos Andrew Cellflex 3/8 com conectores N femea;

OBS: Esse kit é homologado pela Anatel e está a venda no Brasil.

Antenas:
Escolhemos para este exemplo, as antenas de grade 900mhz e 15dbi da marca Hyperlink, consideradas as melhores do mercado.

Com esses equipamentos, conseguimos um sinal de -60dbm em nosso ponto a ponto sem visada. Em média foi conseguido a taxa de 6.2 de transmissão e 6mb de recepção. fechamos um total de +ou- 12megas nesse ptp sem visada.

Como isso foi possível?

Simplesmente configurando o melhor canal, usando potência baixa e utilizando uma antena de extrema qualidade.O alinhamento fino neste caso de uso de 900mhz não é tão importante quanto em frequências mais altas, sendo muito mais fácil e tranquilo de ser trabalhado do que com outras frequências mais elevadas.

Não existe mágica no uso de 900mhz. É preciso apenas experiência para configurar os equipamentos corretamente para cada caso. O comportamento desse tipo de link é variável , porém geralmente onde outras frequências falharam em fechar link, 900mhz resolve o problema.

Exemplo de configuração:

Canal 912mhz
Potência Máxima do cartão: 28dbm
Potência utilizada: 17dbm
Velocidade máxima do cartão: 54mbps
Velocidade setada: 1 -11mbps
Largura de Banda suportada: 5/10/20 Mhz
Largura de Banda utilizada: 5mhz

O  que desejo com esse estudo de caso , é demonstrar que é possível sim o uso de uma frequência baixa, para situações de falta de linha de visada.

Alguém pode pensar: ” …Tá mas se eu colocar um link de 900mhz vou atrapalhar a operadora de celular que tem perto da minha casa e a Anatel irá me multar”?

R: Não. A tecnologia da operadora de telefonia celular para faixa de 900MHz é GSM ou TDMA. Os cartões wi-fi de 900mhz trabalham com Spread Spectrum. Não existe compatibilidade. Ou seja, se configurado corretamente, com potência baixa, canais dentro da faixa permitida para ponto a ponto, é perfeitamente possível o uso desta tecnologia.

Fica aqui a dica. Onde nada funcionar, entre em contato com a superlinkwifi. Nós temos a solução correta pro seu problema.

Fotos de algumas instalações usando yagi aquario 900mhz 20dbi e Hyperlink 15dbi 900mhz grade:

Kit 900mhz homologado pela Anatel

_______________________________________________________________

É isso pessoal. Espero que tenham gostado deste post sobre uso de tecnologia 900mhz.

Abraço a todos.

« »